UNIS - Cariacica - ES

Em dezembro estive na UNIS (Unidade de Internação Sócio-Educativa) na cidade de Cariacica, estado do Espírito Santo.
Cá pra nóis, uma cadeia pra menores estilo a Fundação Casa em SP (antiga Febem) que enjaula "o efeito colateral que o sistema fez", condenando-os a torturas físicas e psicológicas sob a fachada de preparação para reintegração a sociedade.
Como disse um dos manos lá de dentro; "To preso fais quase 2 ano e agora que aconteceu essa parada. Será que vô tê que esperá mais 2 ano pra vê otro graffiti aqui?"

Se a função das partes é servir ao todo, tamo ae;
Espero que as pinturas e/ou os momentos tenham deixado algo útil.

Salve Fone que coordenou o projeto por parte de quem pintou e os mesmos que colaram na missão; Dione, Ren, Canela e Smoke.
Salve especial a cada parte desse nóis chamado povo que ta la dentro...


"Aos meus parceiros tenho a oferecer minha presença
Talvez até confusa, mas leal e intensa"
(Racionais MCs)


18 comentários:

  1. "e como diz Bill..
    eu acrescento...

    Eles nunca ficam no lUcro mesmo depois dos 18."

    ResponderExcluir
  2. pow ai eles tao sofrendo la dentro mais saudes do meu mano braouw robertinho

    ResponderExcluir
  3. eles estão sofrendo la dentro para pouparem mais sofrimento as familias que estao aqui fora.

    ResponderExcluir
  4. Discordo irmão, eles lá dentro e as familias aqui fora estão sofrendo para o bem estar de uma minoria apelidada de "elite", afinal um sistema social baseado no lucro requer uma massa de manobra faminta e aliendada a serviço do capital e quem sai deste caminho é reprimido.

    ResponderExcluir
  5. É muito triste isso,uma criança que se torna adolescente os pais dá tanto conselho e nada adianta,só pensam na besteira que fez depois que não tem mais jeito.

    ResponderExcluir
  6. Sou ex interno da Unis e la nao recupera ninguem, porque as pessoas de boas ideias que la chesgam aparecem um monte de funcionarios coruptos e começam a jorgar direotos humanos em cima das pessoas, conheci pessoas honesta que passaram la nos quases tres anos que la passei, vi que a maioria das corrupçoes ocorre entre familiarew e funionrios (alguns), manipulavam sentrada de mulheres drogas e celulares.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tanben ja passei na unis entre 2009.e 2011 fiquei 2 anos naquele inferno aquilo la nao muda ninguem ao contrario so piora o governo tinha que tomar vergonha na cara de falar que aquilo é socio educativo....

      Excluir
  7. Unis nao recupera ninguem e como exemplo nos temos neguinho da dose, leonardo damaceno, joelzinho , fernado ventura, andre e felipe, e mentira galina, que ensinamentos eles receberam, vc nao sabem nada sobre edeucaçao.
    Se o poder publico ou a familia de educaçao continua de oito anos ate os deszoito, ai sim teremos um cidadao, e as vezes nao.

    ResponderExcluir
  8. Iases, educar e impor regras para que, regras vc as cumpre ou as quebram, quando issso acontece a disciplina tem que ocorrer. Em qualquer setero da vida.

    ResponderExcluir
  9. A maioria dos que passam no iases, primeiro nao conseguem naa porque o iases faz questao de dar um diploma de padeira assinado pelo iases, o diplomar dever assunado pelo senai e outros, senao ele vai parar no sofrimento no maxima e outras cadeia, ouviu iases.

    ResponderExcluir
  10. Sou ex - interno da unis fiquei um bom tempo lá, vi uma vez uma armaçao, onde um chefe pediu a um interno para cuspir na cara de um funcionario na frente de uma asssitente social, que hoje tem relacionamento com um ex interno que esta no cadeao, que começou la dentro, o funcionario dominou o interno e Isabela que tem um amor no cadeao fez um relatorio tendencio. Assim funcionar o Iases

    ResponderExcluir
  11. Sou ex coordenador da unis iases, como funcionar a exoneraçao quando ocorre um problema e so jogar o agente na parada, que o chefe se da bem e o agente vai embora.

    ResponderExcluir
  12. meu filho tah... mais nao seii como é la
    > se la eles tratao todos bem > se nao agridi neguem > tomara que nao > se la eles ocupao a mente pra nao penssar em coisas rium > tomara que lá seja bom pra ele... naum quero que ele saia de la com a cabeça confusa !!!

    ResponderExcluir
  13. interessante e que eu tenho um filho que tambem esta la!
    o que mais me deixa triste e que trabalho como sehurança as vez fico mais de 36 horas para conseguir um dinheiro a mais para melhorar o estado de vida de nossa familia!
    meu filho foi preso com drogas e porte de arma!
    tantos conselhos tanto amor pra vê ele nesta situação agora deste jeito!
    mas uma coisa eu sei se ele deve tem que pagar!
    com certeza ninguem colocou uma arma na cabeça dele e disse vc vai fazer isto!
    mas infelismente o que os pais falam para os filhos muitas vezes ja não tem valor!
    agora sofre ele e muito mais a familia pois sabe que esta lá pelos propios pés! que deus abençõe a todos nós!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu Não sou mãe ainda.Mais tenho um irmão que também está lá. Eu sói a irmã mais velha fe 6 por parte de Mãe e 4 por parte de Pai. Mais tive mais contatos com os da parte de mãe. Eu sempre ensinei a eles sobre tdpapo aberto e e como se disse se faz o errado que VC vai se dar bem.Eu Não sei o que passa na cabeça desses adolescentes,eles vêem os seu amigos de infânciasserem mortos nocrimes e parece que querem ddesafiar,acha que isso não acontecem com eles.A única coisa que hoje eu posso fazer e Orar e pedir a Deus que envie o Espírito Santo pra convence-lo dos seus pecados.Só ele mesmo pois falar Não adianta mais.Eu acredito que com o sofrimento venha aprender que a vida Não e fácil, que t que andar direito pra poder viver bem no mundo...Vai aprender na marra,mais vai...

      Excluir
  14. meu irmão esteve lá no sofrimento, e lá na unis eles sai pior ainda, pois eles não tem atividades nenhuma, a unis não recupera o menor infrator,agora ele cometeu outro ato e voltou pro sofrimento ,porem dessa vez minha mãe o entregou a justiça, pois agreditamos na recuperação do meu irmão.nos familiares de menores infratores precisamos lutar pelos os seus direitos só assim a unis vai funcionar e eles serão entregues a sociedade transformados e recuperados ,podendo viver uma nova historia.

    ResponderExcluir
  15. Eu tbm sou ex interno da unis fiquei 1 ano e meio percebi q falta muita coisa pra se tornar sócio educativa

    ResponderExcluir
  16. Como funciona isso a pessoa que vai pra esse negócio aí pode sair ?

    ResponderExcluir