Emol é arte educador a partir de sua pesquisa-prática em arte urbana e seus desdobramentos. Ministra cursos, oficinas e palestras.

É arte educador desde 2001 atuando em diferentes frentes. Como educador social, trabalhou junto à população em situação de rua, crianças e adolescentes reclusos em instituições governamentais de internação e cumprindo medidas “socioeducativas”. Como arte educador realizou cursos, oficinas, palestras e experiências poético-educativas ligadas ao contexto da arte urbana (pintura mural, graffiti, estêncil, lambe-lambe e sticker) e seus desdobramentos, que resultam também em atividades como desenho, colagem, pinturas em diferentes suportes, elaboração de publicações independentes e experiências com errância urbana.

Realizou diversas atividades formativas em parceria com diferentes instituições, entre elas estão diversas escolas e universidades públicas e privadas como UFSCar, USP, UFC, IFCE, FANOR e UnB; Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente - CEDECA (SP, 2003 a 2004); Zulu Nation Brasil e Casa do Hip Hop Diadema (SP, 2004 a 2009); cursos pontuais na Escola Porto Iracema das Artes (CE, 2014 a 2016) e Equipe de Ação e Pesquisa Educativa do Instituto Tomie Ohtake (SP, 2017 a 2020), onde atuou na elaboração-realização de experiências poético-educativas e ateliês criativos em diálogo com a poética de diferentes artistas.

A seguir, imagens e descrições de propostas educativas em artes:

Vivências

1 ou 2 encontros com carga horária variável.


Chamo de vivências com pintura ou graffiti, as experiências onde proponho a execução coletiva de um trabalho autoral ou definido consensualmente no momento pelas pessoas participantes. Aqui o importante é vivenciar as técnicas e materiais de pintura, as conversas provocadas pelo pensar fazendo, a impressão de cada participante, o ser parte da construção. É na vivência que o interesse de se aprofundar é despertado ou a vontade de experimentar é saciada, a possibilidade de se identificar ou não com determinadas práticas e poéticas.


Oficina de Estêncil

Vivência: 1 encontro de 3 horas.

Oficina: 4 encontros de 3 horas cada.


Essa oficina trata da técnica de pintura através de moldes vazados (stencial art). A partir da contextualização histórica e apresentação de artistas e poéticas da arte com estêncil no Brasil e no mundo, o encontro aborda possibilidades de materiais utilizáveis como moldes, a confecção destes e aplicação da pintura. Essa atividade pode ser elaborada a partir de diferentes temáticas, propondo práticas e diálogos interdisciplinares.


imagens ao lado: oficina realizada no Parque do Ibirapuera em São Paulo, SP.

Oficina de Pintura Mural para crianças

Vivência: 1 encontro de 3 horas

Oficina: 4 encontros de 3 horas cada.


Essa oficina apresenta referências, materiais, técnicas e a prática de pintura mural voltada para o público infantil, que parte da leitura e interpretação de imagens para a realização de suas próprias pinturas murais.

Essa atividade pode ser elaborada a partir de diferentes temáticas.


imagens ao lado: oficina realizada no SESC Ipiranga em São Paulo, SP, em parceria com educadoras do programa Curumim.

A cultura do grafiiti como escrita de rua

Oficina: 10 encontros de 3 horas cada.

Curso: 15 encontros de 3 horas cada.


A partir da contextualização histórica do graffiti contemporâneo como forma de escrita no espaço urbano, através da apresentação de artistas e poéticas no Brasil e no mundo, essa atividade aborda de forma teórico-prática as técnicas e materiais para criação de diferentes estilos de escrita em diálogo com outras linguagens e com o campo expandido.


imagens ao lado: curso realizado na Escola Porto Iracema das Artes em Fortaleza - CE e em algumas escolas públicas e projetos sociais em diferentes cidades.

Arte de rua; da escrita à imagem

Curso: 15 encontros de 3 horas cada.


Esse curso propõe uma introdução às linguagens da arte urbana, apresentando de forma teórico-prática o graffiti contemporâneo, a arte com estêncil (molde vazado), lambe-lambe e stickers (adesivos), contextualizando as práticas em seus processos históricos e propondo diálogos sobre o espaço urbano


imagens ao lado: curso realizado na Escola Porto Iracema das Artes em Fortaleza - CE.


Releituras com arte urbana

Curso: 10 encontros de 3 horas cada.


Esse curso apresenta uma introdução à vida e obra de determinados artistas, propondo releituras de seus trabalhos através de técnicas e materiais de arte urbana (pintura mural, lambe-lambe, estêncil e sticker)


imagens ao lado: curso Releituras de Chico da Silva (pintor brasileiro) realizado no CUCA Barra, em Fortaleza - CE.


Vão

Ação poética: 1 encontro de 3 horas.


Através de caminhadas errantes pelo espaço urbano, fotografias e do ato fotográfico, essa ação propõe reflexões sobre o eu e o outro, sobre o lugar vivenciado e sobre as relações entre o passado histórico e a realidade a nossa volta.


imagens ao lado: Vão foi realizada em duas ocasiões no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, junto a professoras-educadoras como parte da programação da exposição Taswir- A fotografia árabe contemporânea. Realizada no CAPS - Centro de Atenção Psicosocial em São Paulo e no projeto LabUrbe em Santo André - SP.

*Vão é uma atividade criada por Emol em parceria com Luara Carvalho.

Caminhos do erro, encontros poéticos entre corpo e mundo

Ação poética: 1 encontro de 3 horas.


Com exercícios de atenção corporal, sensibilização poética e errância urbana, essa atividade propõe a experiência vivenciada, a narrativa da experiência e a partilha dos sentidos como possibilidades de novas percepções de si e do mundo a nossa volta.


imagens ao lado: Caminhos do erro foi realizada no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, em sete ocasiões, todas como parte da programação da exposição Histórias Afro Atlânticas e da exposição-escola Alucinações Parciais. As imagens ao lado são desses momentos e o vídeo abaixo aborda uma das vivências.

*fotos ao lado por Ricardo Miyada (exceto a da equipe SEAS).