Cadernos do Erro

2019 _ em processo


Vivo de forma errante, entre residências ocasionais e temporárias desde 2009. A partir do projeto Caderno de Viagem (2017), iniciei em 2019 a série Cadernos do Erro; livros de artista produzidos com colagens de materiais coletados nas regiões onde resido. A partir de errâncias urbanas, trajetos e vivências do cotidiano, coleto materiais descartados, distribuídos e fixados no espaço urbano. Coleto imagens-paisagens a partir da fotografia. Coleto frases-falas através da escuta, registrando-as em anotações manuscritas.

Caminhar-vivenciar, observar-perceber, coletar-escolher, rasgar-ajustar, juntar-compor reorganizando fragmentos, são ações presentes no processo de feitura desse trabalho. Um conjunto de páginas-percepções que reflete minha experiência como individuo no meio ambiental-social, refletindo também a cidade no aqui e agora de seus encontros. 

Cada caderno tem como título o nome do bairro, cidade ou região onde residi.

Caderno Pinheiros

Lata amassada e material gráfico impresso sobre papel e plástico recolhidos nas ruas, fotografias do autor a partir de errâncias urbanas, cola branca, fitas adesivas e anotações manuscritas a partir de escuta urbana sobre caderno artesanal produzido pelo autor com papel de cartaz reaproveitado e fita de tecido.

15 x 22 x 2 cm

34 páginas

Bairro Pinheiros em São Paulo - SP

(onde residi por aproximadamente um ano e meio).

2019. 

Caderno Diadema

Material gráfico impresso sobre papel, saquinhos plásticos e metal recolhidos nas ruas, fotografias do autor a partir de errâncias urbanas, cola branca e fitas adesivas sobre caderno artesanal produzido pelo autor com papel cartão e barbante.

15 x 22 x 2 cm

38 páginas

Diadema, SP

(onde residi por aproximadamente um ano e meio).

2020