Declaração de artista

- statement -


As pinturas e desenhos que produzo apresentam influências de misticismo e religiosidade, através de experiências que me impactaram na infância, chamando minha atenção para a natureza invisível. Os causos de assombração contados por familiares camponesas no ambiente rural, que eu era levado a visitar periodicamente, causaram em mim idealizações do espaço natural como campo propício e aberto para manifestações sobrenaturais. Essas vivências se complementaram com minhas experiências em igrejas católicas, em um terreiro de umbanda e em lojas de artigos de umbanda e candomblé, comuns na periferia urbana onde nasci e cresci, que me apresentavam na mesma época, uma série de ritos, mitos e objetos de culto que contribuíram na formação de meu repertório imagético.

 A partir disso, passei a formular representações de criaturas fantásticas com características da fauna e flora em diálogo com emblemas, elementos de arquitetura e da paisagem urbana. Até aqui, tenho articulado essas referências para contar histórias visuais, criar “ídolos” e abstrações geométricas. De forma simbólica e subjetiva, meus trabalhos abordam alegoricamente as relações sociais e as relações entre os universos material e imaterial, fazendo abordagens políticas da espiritualidade a partir do corpo e suas experiências, memórias e desejos.

Desenvolvo meu trabalho como pulsar de vida, chamado do espírito, e como pensamento crítico às violências impostas pelo cristianismo e pelo colonialismo que soterraram minhas referências ancestrais, como descendente indígena de etnia desconhecida.