Vai Dar Certo

Residência artística + proposição para ação coletiva

Fortaleza, CE

2013 a 2014


Confira abaixo o texto e fotos do projeto:

Vai Dar Certo

2013 a 2014


Vai Dar Certo foi um projeto independente de residência artística, desenvolvido por Emol no bairro Pici, periferia de Fortaleza, Ceará, entre agosto de 2013 e julho de 2014. Durante onze meses, o artista locou um espaço onde instalou sua casa-ateliê propondo-a como espaço aberto para receber pessoas interessadas em processos coletivos de vivência e produção criativa, crítica e formativa na comunidade local. Oferecendo hospedagem solidária e servindo como base de apoio para realizadores desenvolverem projetos culturais, a casa tornou-se um local de encontros que resultaram numa série de ações internas e externas à casa, como apresentações musicais e teatrais, performances, exposições de artes plásticas, exibição de vídeos com bate papos, oficinas culturais, intervenções de arte de rua e sarau de poesias. 

O sarau Vai Dar Certo, também idealizado e proposto por Emol, foi realizado de forma coletiva com artistas e produtores culturais locais e aberto a participação do público em geral. Acontecia com frequência mensal na rua, em frente à casa, e tornou-se o evento aglutinador do projeto. Teve o recital de poemas como principal atividade, mas agregou também artes do corpo (teatro, dança e performance) e circenses em sua abertura e a linguagem musical como encerramento, além de contar com exposições e pintura ao vivo simultaneamente ao recital. Nos dias do sarau, também havia o Circulação de Livros, projeto onde incentivávamos que público e artistas trouxessem livros para trocas e empréstimos, disponibilizando diversos títulos sobre uma mesa, onde livremente as pessoas escolhiam o que levar por empréstimo até o sarau seguinte.

        A partir dos encontros provocados com essas ações na casa e na rua, um grupo se formou para manter o sarau mesmo após o fim da residência, se apropriando do nome do projeto e substituindo sua sequência "residência" por "resistência artística". Assim, Edivaldo Ferrer e Coletivo Descabelo, entre outres, continuaram produzindo o sarau em 2014/2015 na quadra Tongil, espaço público a poucos metros da antiga casa.


O texto "Do lado de cá" apresenta o projeto pós conclusão e pode ser acessado clicando aqui

O livro digital "Vai dar certo" apresenta o projeto de forma ampla e pode ser acessado clicando aqui.  

Mais em http://vaidarcerto12.blogspot.com.br/ 

fachada da residência e moradores locais

Conversa com Inácio após apresentação do documentário Ciclovida.

A artista Juliana Capibaribe faz acompanhamento de visita na exposição de pinturas dentro da residência.

Sol Moufer com a performance O vestido nas ruas do bairro. 

oficina de zine com João Henrique.

sarau musical com apresentações autorais.

apresentação teatral com Edivaldo Ferrer.

sarau de poesias e projeto de circulação de livros.

Aline Rodrigues

Emol

varal de poesias por Antônio Baticum 

apresentação teatral com Coletivo Muquifo