Vídeo chamada para a experiência poético-educativa Caminhos do erro; encontros poéticos entre corpo e mundo, que aconteceu dentro da programação da exposição Histórias Afro-Atlânticas no Instituto Tomie Ohtake (26/07, 04/08 e 18/10 de 2019).
No vídeo produzido por Ricardo Miyada recito uma livre adaptação de um fragmento do poema Diário de um retorno ao país natal de Aimé Césaire.
A partir de exercícios de percepção corporal, errância urbana e dinâmicas de grupo esta atividade utilizou os trabalhos da exposição como provocadores para o olhar crítico sobre o cotidiano contemporâneo, chamando atenção para as narrativas históricas e a necessidade de criar narrativas próprias para a construção da identidade pessoal e coletiva.
Caminhos do erro; encontros poéticos entre corpo e mundo é o título da experiência poética que realizei no Instituto Tomie Ohtake como parte da programação da exposição “Alucinações Parciais - Exposição-escola com obras-primas modernas do Brasil e do Centre Pompidou".
Realizada em 3 momentos entre maio e junho de 2018, essa atividade propõe gestos de interrupção, atenção corporal, errância urbana, mediação descentralizada na leitura de obras e do mundo a nossa volta, construção conjunta de conhecimentos.
Caminhos do erro é pesquisa a partir de minha experiência pessoal vivendo de forma errante pelo país.
Como parte da Equipe de Ação e Pesquisa Educativa do Instituto Tomie Ohtake (2017 a 2020), atuei no desenvolvimento de atividades práticas de ateliê e metodologias de mediação que valorize a experiência e autonomia do espectador diante das exposições. O vídeo acima apresenta uma das visitas mediadas na exposição "Alucinações Parciais: exposição-escola com obras-primas modernas do Brasil e do Centre Pompidou" no Instituto Tomie Ohtake (SP), que reúne trabalhos pertencentes aos movimentos de vanguarda europeus e ao modernismo brasileiro da primeira metade do século XX.
Participação no Conexões Periféricas, programa realizado pelos jovens comunicadores do CUCA Barra (Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte no bairro Barra do Ceará em Fortaleza, CE) e apresentado na TVC (TV Ceará) em julho de 2016. O 5º programa desta segunda temporada teve por tema a cultura Hip Hop, onde participei no bloco Papo Selfie, falando um pouco de minha trajetória e respondendo a perguntas enviadas por e-mail.
Vídeo apresentação do Percurso Formativo em Arte Urbana, que ministrei o módulo I na escola Porto Iracema das Artes.
Fortaleza, CE
2015
O projeto trouxe um panorama da arte urbana, desde seu histórico até as manifestações atuais, trabalhando paralelamente teoria e prática. O conteúdo deste primeiro módulo foi desenvolvido a partir de introdução às linguagens desta linguagem, apresentação da história do graffiti contemporâneo, suas técnicas e prática de desenvolvimento de letras nos diversos estilos de escrita, além de discussões sobre arte e sociedade.
Uma residência artística, autônoma e ocasional, no Pici, bairro periférico da cidade de Fortaleza, CE, onde loquei uma casa durante 11 meses, propondo o duplo sentido do termo residência; um programa de artes visuais, mas também uma casa de artes e artistas. Um espaço aberto para receber pessoas interessadas em processos de vivência e produção criativa, crítica e formativa. Oferecendo hospedagem solidária para artistas de outras regiões e servindo como base de apoio para realizadores desenvolverem projetos culturais no bairro, a Vai Dar Certo ocupou e criou um território, fundou um lugar de encontros, convivências e construções coletivas, com realizações de propostas que promoviam a integração entre artistas e comunidade, fortalecendo a participação, cooperação e trocas.
Clique aqui para saber mais sobre esse projeto.
Vídeo apresentação do curso Introdução à Arte de Rua - A cultura do graffiti como escrita de rua, que ministrei no módulo I do Percurso em Arte Urbana na escola Porto Iracema das Artes.
Fortaleza, CE
2014
O projeto trouxe um panorama da arte urbana, desde seu histórico até as manifestações atuais, trabalhando paralelamente teoria e prática. O conteúdo deste primeiro módulo foi desenvolvido a partir de introdução à obras e artistas da arte urbana, apresentação da história do graffiti contemporâneo, suas técnicas e prática de desenvolvimento de letras nos diversos estilos de escrita, além de discussões sobre arte e sociedade.
Refém da Criação
Vídeo, ação poética e intervenção urbana.
duração: 5'22"
2013
Sinopse: O Artista diante do labirinto metrópole isola-se em sua liberdade abstrata, mas este gesto não altera o que ele recusa.
Clique aqui para saber mais sobre esse projeto.
Projeto, direção e texto: Emol
Câmera e edição: Edgar Ishikawa
Trilha sonora original: Tuchê
Revisão de texto: Rubens Zárate
Tradução (espanhol e inglês): Thiago C. Pelucio Silva
Oficina de graffiti ministrada no Instituto CUCA; Centro Urbano de Cultura, Ciência, Arte e Esporte.
Fortaleza, CE.
2013
Vídeo apresentando o processo de construção da pintura mural que fiz como contribuição do projeto Mural 191.
São Bernardo do campo, SP.
2011
Clique aqui para saber mais sobre esse projeto.
*vídeo realizado por Luiz Américo.
Arma de Reconstrução Massiva
Vídeo realizado a partir de uma residência artística coletiva, ocasional e independente na cidade de Salvador, Bahia, envolvendo três artistas e seus respectivos projetos; o baiano Júlio Costa com sua Casa Aberta, o francês Michael Sanchez com Boule Rouge e eu (Emol) com Role Brasil.
A partir de reflexões a cerca das relações entre arte/artista e público foram realizadas intervenções urbanas com pinturas murais e gravação de vídeo, a fim de proporcionar vivências coletivas entre os artistas e moradores da comunidade Massaranduba, Salvador, BA em 2010.
Clique aqui para saber mais sobre esse projeto.
*Vídeo dirigido, filmado e editado por Michael Sanches.
Mostra de trabalhos no programa anual de exposições do Espaço Henfil, em São Bernardo do Campo, SP, de 15 de Julho a 30 de Agosto de 2008.
*vídeo realizado por Edgar Ishikawa - Coleta 1994.